06 novembro 2006

Se te Amo, Não Sei! (Gonçalves Dias)

Amar! se te amo, não sei.
Oiço aí pronunciar
Essa palavra de modo
Que não sei o que é amar.
Se amar é sonhar contigo,
Se é pensar, velando, em ti,
Se é ter-te n"alma presente
Todo esquecido de mim!
Se é cobiçar-te, querer-te
Como uma bênção dos céus
A ti somente na terra
Como lá em cima a Deus;
Se é dar a vida, o futuro,
Para dizer que te amei:
Amo; porém se te amo
Como oiço dizer, - não sei.
Sei que se um gênio bom me aparecesse
E tronos, glórias, ilusões floridas,
E os tesouros da terra me oferecesse
E as riquezas que o mar tem escondidas;
E do outro lado - a ti somente, - e o gozo
Efêmero e precário - e após a morte;
E me dissesse: Escolhe - oh! jubiloso,
Exclamara, senhor da minha sorte! -

Que tesouro na terra há i que a iguale?
Quero-a mil vezes, de joelhos - sim!
Bendita a vida que tal preço vale,
E que merece de acabar assim!

Nenhum comentário: