02 novembro 2006

Os Dez Mandamentos do Inovador

Charlton Heston em Os Dez Mandamentos (1956)

I. VIVEI PRAZEROSAMENTE

A pessoa que não vive com todos os "parafusos na cabeça atarraxados ao último" tem espaço para brincar consigo mesma, com os outros e com suas próprias idéias. A alegria oxigena o cérebro e traz em si o gosto pela aventura.

II. SEDE VISIONÁRIO

Três pedreiros estavam trabalhando quando um turista perguntou a cada um deles o que estavam fazendo. O primeiro respondeu que assentava tijolos, o segundo disse que fazia uma parede e o terceiro afirmou que estava construindo uma catedral. Seja construindo uma catedral ou uma organização, a habilidade de imaginar o resultado final pode, de fato, transformar sonhos em realidade.

III. FAZEI ALGO DIFERENTE

Insanidade é o que chamo de fazer uma determinada coisa como sempre foi feita e esperar um resultado diferente. Se quisermos ser ou ter algo melhor no próximo momento, devemos tentar agora um pouquinho diferente do que fizemos no passado.

IV. DEIXAIS ACONTECER. NÃO FIQUEIS VOS OBSTACULIZANDO!

O maior empecilho do nosso "eu experimental" é o "eu segurança". Os dois são importantes, porém cada um no seu devido momento. Imagine o que seria dirigir o automóvel com o freio de mão puxado.

V. QUE SE DANE, TOMAI RISCOS!

"Os homens prudentes adaptam-se ao mundo que está a sua volta. Os outros esperam que o mundo se adapte a eles. Por isso mesmo todo progresso é conseguido por estes últimos". George Bernard Shaw.

VI. PENSAI GRANDE!

Imagine qual seria sua resposta à seguinte pergunta: "Se nada fosse impossível, como eu gostaria que tal coisa acontecesse?" A partir daí, e só depois de vislumbrar toda floresta, é que você deveria começar com a análise das arvores.

VII. RECONHECEI E VALIDAI VOSSOS SUCESSOS!

A capacidade de auto-estima pelo que conseguimos realizar de criativo é o maior combustível da próxima empreitada. Isto reafirma a crença em nossa capacidade, estimulando e encorajando nossas atividades como essa.

VIII. ESPERAI PELO "INESPERADO"!

Se você leu este mandamento com atenção, vai notar que o inesperado pode contribuir para o aprendizado. No processo inovador só uma coisa é certa. Que não existe certeza de nada, pois aquele caminho ainda não foi trilhado. É claro, são os pioneiros que estão sujeitos às "flechadas", más também são eles que tomam "a posse do território".

IX. DAI SUPORTE! RECEBEI SUPORTE!

Pessoas são o melhor recurso disponível. Aproveite as que estão ao seu lado. Esteja ao lado delas.

X. AGI IMEDIATAMENTE!

Se há alguma coisa que diferencia claramente as pessoas de sucesso é a sua capacidade de tomar ação. São elas que fazem o mundo andar. As coisas acontecem mesmo quando nem tudo ainda parece estar pronto para aquilo. A ação gera um efeito que causa a mudança de direção que por sua vez vai moldando o destino. E então o que é o destino senão as diversas mudanças de direções que sua vida vai sofrendo ao longo dela mesma e que um dia foram iniciadas por uma ação?

Nenhum comentário: